Troca de Óleo – KM Certo – Auto Center & GNV

Troca de óleo

O óleo otimiza o desempenho do veículo lubrificando as peças e mantendo o motor limpo e saudável. No entanto, com o tempo, o óleo se decompõe e tem dificuldade em cumprir suas funções. É importante estar atento a data da última troca de óleo, aos sinais de alerta que o carro exibe e a quilometragem para realizar a troca e evitar danos.

Trabalhamos com uma ampla gama de óleos lubrificantes. Agende sua troca conosco!

Dúvidas Frequentes

Não. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão, onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um consumo de meio litro de óleo a cada mil quilômetros rodados, com carros de passeio, porém cada fabricante de motor especifica um consumo normal para seu motor, de acordo com o projeto. É bom ressaltar que carro novo também consome óleo.

Para realizar sua função de manter o motor limpo, o óleo deve manter em suspensão as impurezas que não ficam retidas no filtro de óleo, para que elas não se depositem no motor. Desta forma, o óleo fica escuro para que o motor fique limpo, portanto é natural e benéfica essa mudança de coloração.

Quando atingir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo, que consta do “Manual do Proprietário”. Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.

O tempo para a troca de óleo deve ser reduzido pela metade nos casos de “uso severo”, situação que consta em quase todos os manuais de proprietário.

Apesar de cada veículo ter uma especificação, a recomendação geral é a substituição de óleo e filtro juntos, já que o segundo impede a circulação de impurezas no motor. “Se você comparar a manutenção corretiva com a preventiva, que é substituir o filtro de forma correta, a relação custo-benefício é muito maior. Não trocar o filtro pode comprometer peças que têm um custo elevado se comparadas à economia de economizar no filtro”, afirma Raul Cavalaro, gerente de desenvolvimento de produtos da fabricante de filtros Mann.

.

 Em alguns casos, é necessário estar atento também ao tempo de uso, mesmo que o carro percorra pequenas distâncias. “No caso da troca do óleo por tempo e não por quilometragem, normalmente sua contaminação e oxidação já estão elevados.

Solicite seu Orçamento